BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO – BID

BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO – BID

Projeto de recuperação e proteção dos serviços relacionados ao clima e à biodiversidade no corredor sudeste da Mata Atlântica, apoiado pelo fundo Global EnvironmentFacility- GEF. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e tem partes dos recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

O GEF Mata Atlântica trata da recuperação e proteção de serviços de clima e biodiversidade em áreas prioritárias do corredor sudeste da Mata Atlântica brasileira. O objetivo do projeto é fomentar ações complementares aos esforços dos governos estaduais, com vistas à captura e manutenção de estoques de carbono e à restauração ecológica de florestas nativas e regeneração natural.

Assinado pelos governos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, o projeto envolve diversas instituições e prevê o investimento de recursos no valor total de US$ 207 milhões. Parte dele será destinada a ações de recuperação e preservação, e outra parcela corresponderá à contrapartida de parceiros estratégicos nos estados.