Notícias

  • Notícias
  • /
  • Pesquisa com foco na fadiga dos cabos...

Pesquisa com foco na fadiga dos cabos de transmissão de energia beneficia consumidor final

A medida provisória 851 de 2018, que autoriza a administração pública a firmar instrumentos de parceria e termos de execução de projetos de interesse público com organizações gestoras de fundos patrimoniais, abriu a possibilidade de transferir os recursos do setor elétrico para as universidades, com o objetivo de utilizar a expertise dos professores pesquisadores no desenvolvimento de tecnologias para as empresas.

O evento International Workshop on Fatigue and Vibration of Overhead Conductors, realizado na Finatec, reuniu os melhores especialistas na área da engenharia elétrica para discutir a projeção das linhas de transmissão com foco na durabilidade e confiabilidade dos fios transmissores de energia. De acordo com o professor Dr. José Alexander Araújo, chairman do evento, se o cabo é mais confiável você tem menos problemas associados ao não fornecimento de energia por causa de uma falha. “Há dois anos atrás tivemos dois grandes blackouts em território nacional. Isso é muito ruim para a imagem do Brasil. Imagina um país que não consegue nem transmitir energia direito. Interfere, inclusive, na captação de recursos externos. Esse tipo de pesquisa, portanto, traz segurança, competitividade para o setor, desenvolve novos produtos e novas patentes, oportunizando às universidades saírem do papel de produtoras de artigos, que ficam muitas vezes na prateleira, para a vida prática do cidadão brasileiro, já que ele ganha, na ponta da linha, uma energia confiável, pagando menos”- pontua, o professor.

De acordo com o docente, esses fundos foram criados para desenvolver o setor elétrico brasileiro. Todas as empresas do setor de energia, sejam elas transmissoras, geradoras ou distribuidoras são obrigadas por força de lei a aplicar o recurso de 1% de sua receita operacional em projetos de pesquisa de desenvolvimento e eficiência energética. Esses recursos possibilitaram uma interação entre as universidades, os laboratórios, o setor produtivo e as empresas da área, criando uma cultura de pesquisa.

O resultado social é uma tecnologia mais moderna, o desenvolvimento de novos aparelhos, novos métodos e linhas de transmissão que levam à redução de tarifas. “Estamos sendo mais competitivos e utilizando as tecnologias mais modernas para conseguirmos um sistema de transmissão de energia mais robusto e eficiente. Isso evita a ocorrência de blackout” – finaliza o professor Araújo.

Na abertura do evento estiveram presentes, Paulo Garcia, Diretor técnico da TBE, o professor Edson Paulo da Silva, Diretor Presidente da Finatec, a professora Maria Emília Machado Telles Walter, Decana de Pesquisa e Inovação da Universidade de Brasília, Fábio Stacke Silva, especialista em Regulação ANEEL, e o professor Márcio Muniz, Diretor da Faculdade de Tecnologia da UnB.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support