Notícias

  • Notícias
  • /
  • Nova Diretoria Executiva é eleita

Nova Diretoria Executiva é eleita

Gestores assumem em maio de 2019

O Conselho Superior da Finatec elegeu em março deste ano os novos membros da Diretoria Executiva da fundação. Conforme o estatuto, os gestores assumem por um período de dois anos podendo prorrogá-lo por mais dois. A eleição foi realizada no dia 25/03, a partir das chapas inscritas, e os eleitos apresentam-se em maio para iniciar as atividades do mandato de 2019/2021.

A Diretoria Executiva da Finatec é composta por três membros, a saber: um Diretor Presidente, um Diretor Secretário e um Diretor Financeiro. Cabe à essa equipe aprovar acordos, convênios ou contratos, organizar o plano anual das atividades da fundação, seu relatório anual de gestão, bem como a proposta orçamentária da instituição e seu regimento interno, sempre mediante aprovação do Conselho Superior. Foram eleitos os professores doutores Armando de Azevedo Cardeira Pires como Diretor Presidente, José Alexander Araújo para o cargo de Diretor Secretário e Francisco de Assis Rocha Neves para o cargo de Diretor Financeiro.

Conheça um pouco mais sobre os novos Diretores

Diretor Presidente
Professor Dr. Armando de Azevedo Caldeira Pires
É Engenheiro Químico e Mestre em Engenharia Química pela UFRJ, e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Lisboa em 1995. Atualmente é Professor da Universidade de Brasília, Pesquisador Visitante do Instituto Superior Tecnico e membro do Comitê Gestor do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida? Conmetro/MDIC. Tem atuado como consultor para diferentes órgãos do governo e da iniciativa privada. Entre 2002 e 2014 coordenou, ou participou, em mais de 25 projetos de pesquisa multi-institucionais. Os trabalhos do professor Pires estão relacionados à Engenharia Mecânica, com ênfase em Combustão, e na área de Engenharia de Produção, com enfase em Gestão de Produtos e Ecologia Industrial.

Diretor Secretário
Professor Dr. José Alexander Araújo
É graduado em em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Fadiga Multiaxial na UnB e Doutor pela Universidade de Oxford na área de Fadiga de Materiais. É professor na Universidade de Brasília (UnB). Em 2007 foi indicado e nomeado membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e recebeu o prêmio UnB de pesquisa na área de Ciências Exatas e Engenharias na categoria jovem cientista (até 10 anos de atuação como doutor). Como bolsista de produtividade nível 1 desse Conselho o Professor Araújo desenvolve grande parte de seus trabalhos de pesquisa na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase nos temas Fadiga Multiaxial e Sob Condições de Fretting. Outros importantes trabalhos de pesquisa do Prof Araújo envolvem a modelagem e a realização de ensaios de fadiga em cabos condutores de energia.

Diretor Financeiro
Professor Dr. Francisco de Assis Rocha Neves
Graduado em Medicina pela Universidade de Brasília, cursou a Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital de Base do Distrito Federal, em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade da Califórnia em San Francisco. Atualmente é professor da Universidade de Brasília na área de Farmacologia Molecular. É Coordenador do Laboratório de Farmacologia Molecular da Faculdade de Ciências da Saúde/UnB. O professor Neves possui experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia e Endocrinologia atuando principalmente nos seguintes temas: novos ligantes e estrutura e função dos receptores nucleares (receptor do hormônio tireoideano e PPARs), insuficiência renal crônica, biologia molecular dos sistemas renina angiotensina aldosterona.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support