Notícias

  • Notícias
  • /
  • 2ª Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica...

2ª Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica (JILAC) aconteceu na Finatec

A 2ª Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica (JILAC) aconteceu nos dias 23 a 25 de julho na Finatec como uma iniciativa acadêmico-científico do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (GECAL/CNPq/UnB).

Kleber Aparecido da Silva, professor associado da UNB, do departamento de linguística, língua portuguesa e letras clássicas , do programa de pós-graduação em linguística, disse estar satisfeito com mais uma edição do evento “Eu estou muito feliz com a realização desse evento em parceria com a Finatec, que é nossa parceira desde 2013 em eventos acadêmicos científicos. Essa edição da JILAC teve como tema justamente as Perspectivas Decoloniais da Linguística Aplicada Crítica” , destacou o professor sobre tema desse ano.

No cenário da educação nacional a JILAC visa reiterar a natureza da Linguística Aplicada Crítica pelo compromisso que assume com os sujeitos e suas reais necessidades, em vez de altear ou perpetuar vertentes metodológicas que não traduzem os anseios humanos. A aluna Elisa Campos, graduanda de Letras-Inglês na UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) ressalta que a sua primeira participação no evento foi importante para despertar ainda mais seu interesse pela Linguística “É a minha primeira vez no evento e foi muito importante assistir as palestras, ver pessoas fazendo comunicação científica, já que eu não tinha noção de como era. Apesar de gostar mais de literatura, a linguística é muito importante já que ela leva você à compreensão de muitas coisas que as vezes a literatura não consegue sozinha. Isso vai ser importante até para vida mesmo, já que eu vou conseguir me comunicar melhor, saber como tratar outras pessoas. Tudo está relacionado ao nosso discurso”.

Entre discussões, exposições, comunicações, palestras e minicursos o evento teve um número significativo de alunos e pesquisadores participando das atividades “Contamos com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros renomados e mais de 500 participantes de diversas áreas do Brasil. De Norte até o Sul do Brasil, todos os estados estão representados nesse evento. “ – contou o Professor Kleber.

“Estou muito feliz com a iniciativa que nós materializamos aqui na Finatec, justamente porque ela acentua a relevância de eventos dessa envergadura que tratam da linguística aplicada crítica, em relação as minorias e as classes invisibilizadas no contexto brasileiro, envolvendo, sobretudo, questões de raça e gênero. Esperamos em 2021 a realização de outra edição aqui na Finatec. ” – finalizou o professor.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support