Notícias

  • Notícias
  • /
  • 1º Congresso CONFIES acontecerá em Brasília no...

1º Congresso CONFIES acontecerá em Brasília no mês de novembro

A capital federal do país receberá, de 21 a 23 de novembro de 2018, na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos – Finatec, na UnB, a 1ª Edição do Congresso Nacional da Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica.

Com o histórico de 30 anos de existência e 35o Encontros Nacionais, o evento foi rebatizado de 1º Congresso CONFIES para marcar as novidades implementadas nesta edição. O encontro pretende reunir um público com cerca de 300 participantes de mais de 100 fundações de todo o Brasil, de todos os estados e da capital federal, além de empresas, órgãos governamentais e de controle, possibilitando a discussão e a troca de informações.

A programação está repleta de assuntos inovadores e relevantes para as Fundações de Apoio. O primeiro dia do congresso será dedicado a assuntos das mais diferentes áreas tais como comunicação, jurídico, tecnologia da informação, contadores entre outras. “O objetivo é integrar nossas afiliadas em torno das melhores práticas de gestão bem como colocar as fundações como suporte estratégico da inovação do País” – afirma o Presidente do CONFIES, professor Fernando Peregrino.

A oficina do E-Social, que será conduzida pelo auditor da Receita Federal, Daniel Belmiro, é uma das promessas de sucesso do evento. Na oportunidade, serão discutidos pontos sobre como tratar o sistema em um ambiente de fundação com foco nos eventos, prazos e cronogramas do e-social. Além dessa oficina estão previstas também as de Gestão dos Projetos Petrobrás, Acordão de Transparência do TCU, Revisão do Regulamento Técnico pela ANP, Situação da Reabertura das PC’s com a participação da FINEP e Governança e Compliance para Fundações.

Além das oficinas, o congresso também realizará mesas de discussões com especialistas renomados em suas temáticas. A palestra “Indicadores Finalísticos das Fundações de Apoio e os Órgãos de Controle” promete uma discussão sobre quais indicadores seriam representativos de uma fundação de apoio para serem observados pela sociedade, pelos Órgãos de Controle e Normativos, além dos indicadores contábeis que atualmente são considerados pelos Ministérios Públicos Estaduais e do DF. De acordo com Peregrino, a importância de se discutir o tema está em dar maior transparência no cumprimento da missão das fundações conforme a lei 8958 lhes definem.

Valorização das Fundações

O congresso, também será espaço do I Prêmio TV CONFIES de Vídeo. O concurso premiará os vídeos temáticos que melhor expressarem ao público um olhar sobre o tema “Burocracia na pesquisa”, no campo da ciência.

O concurso é uma iniciativa da Rede TV CONFIES, um projeto de interesse coletivo das Fundações de apoio coordenada pelo CONFIES que visa, entre outras expectativas, valorizar o trabalho das Fundações e promover a pesquisa, a educação e a inovação no Brasil.

Os três vídeos mais votados, por júri popular e indicação de especialistas, ganharão troféus e prêmios em dinheiro.

Sobre o CONFIES

O Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – CONFIES é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

As fundações de apoio foram criadas para viabilizar, de maneira ágil e eficiente, a relação entre a academia, por meio das universidades e dos institutos de pesquisa, e a sociedade, através de empresas e das organizações sociais, intermediada pela ação integradora do poder público municipal, estadual e nacional.

Desta forma, o CONFIES é a representação que visa promover o aprimoramento e a troca de experiências entre suas associadas, bem como defender direitos e prerrogativas comuns às fundações.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support