Gestão de Projetos

Participação da Finatec nos projetos

A Fundação realiza a gestão administrativa e financeira de forma clara, eficiente e transparente. Nosso papel visa garantir ao pesquisador, empresas ou agências financiadoras o suporte necessário para o êxito da pesquisa. Conheça nossas atribuições:
Núcleo de Prospecção

  • Auxilia o pesquisador na elaboração da proposta e sua adequação ao edital ou chamamento público do Financiador;
  • Presta apoio na estruturação (formato técnico, orçamento, possibilidades de despesas e de contratações) do projeto;
  • Orienta e acompanha a tramitação do projeto dentro das instituições relacionadas até a sua formalização.

Núcleo de Acompanhamento

  • Recebe o projeto para execução do plano de trabalho, implementação das despesas e das contratações;
  • Acompanha e orienta o pesquisador dentro dos processos da Finatec;
  • Realiza solicitações de repasses financeiros, de remanejamento ou alteração do plano de trabalho e a submissão de aditivos de prazo e/ou escopo.

Núcleo de Prestação de Contas

  • Elabora, controla e encaminha as documentações exigidas por cada financiador para correta prestação de contas;
  • Acompanha os prazos e exigências dos órgão financiadores e das auditorias pelas quais a Finatec é submetida;
  • Registra e arquiva toda a documentação pertinentes à execução do projeto.

Prospecção e elaboração de propostas

Identificamos oportunidades de financiamento para projetos e auxiliamos o pesquisador na elaboração de proposta junto aos financiadores, respeitando as particularidades e exigência de cada um deles. Além disso, o nosso núcleo de prospecção acompanha a tramitação do projeto nos órgãos executores e financiadores, da concepção à aprovação.

Gestão de pessoal

Realizamos a gestão de pessoas, desde o processo de recrutamento e seleção a admissões, demissões, controle de documentações, confecção de contrato, folha de pagamento, férias e rescisões. Eximimos o coordenador de se preocupar com as questões operacionais, burocráticas e legais que permeiam a contratação de pessoal para o seu projeto.

Aquisição de bens e serviços

Efetuamos compras nacionais e importações de forma direta ou no âmbito da legislação vigente aplicada a cada instrumento. As aquisições são realizadas de forma mais ágil, uma vez que a Finatec, via de regra, não se submete à Lei 8666/94. Quando atua como fundação de apoio deverá observar ao Decreto 8241/14, cujos prazos e procedimentos são mais simples do que a lei.

Acompanhamento online e presencial

Por meio de nossa ferramenta web, os coordenadores de projetos podem efetuar suas solicitações de compras e acompanhar o andamento financeiro de seu projeto de onde preferir. Além disso, cada projeto possui um analista responsável encarregado de cuidar de todas as questões administrativo-financeiras o que permite ao pesquisador se dedicar apenas à execução de sua pesquisa.

Prestação de contas

Contamos com um Núcleo de Prestação de Contas, que acompanha os prazos e as exigências dos órgãos financiadores para as prestações de contas e contratos e convênios. Esse núcleo é responsável pela elaboração, controle e encaminhamento de prestação de contas aos órgãos financiadores. A Finatec também se responsabiliza pelo registro e arquivamento de todos os documentos pertinentes à execução do Projeto.

Transparência

Todos os projetos e seus respectivos gastos efetuados com pessoas físicas e jurídicas podem ser facilmente acessados pela página da Finatec em finatec.org.br/transparencia

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