História

A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos – Finatec, nasceu com o propósito de viabilizar projetos científicos, tecnológicos e de inovação. Os obstáculos enfrentados pelos professores instituidores nas áreas de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Física da Universidade de Brasília (UnB), como a falta de insumos, longos prazos e burocracias para adquirir os recursos necessários para pesquisa, tornaram-se motivação para instituir a Finatec tornando-a referência nacional em poucos anos de atuação.

A fundação é uma entidade de direito privado, reconhecida pelos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como Fundação de Apoio à Pesquisa, sendo credenciada para prestar serviços à UnB, visto que é sua instituição de origem. Com o passar do tempo, a competência adquirida em gestão de projetos foi demandada por parceiros externos e, desta forma, passou a dar suporte também a outras Instituições de Ciência e Tecnologia.
Os produtos e serviços oferecidos pela Finatec abrangem as mais diferentes áreas do conhecimento.

A inserção no ambiente acadêmico, a experiência acumulada ao longo dos anos e o contínuo intercâmbio com instituições assemelhadas, no Brasil e no exterior, permitem à Fundação desenvolver, aplicar e difundir métodos, conceitos e soluções diversificadas, que conferem um caráter de ponta à metodologia dos seus projetos.

Valendo-se de seu conhecimento em gestão administrativo-financeira, a Finatec ampliou seu campo de atuação para a gestão de cursos e eventos, e assumiu todas as fases dessas iniciativas: desde o recebimento de inscrições até o atendimento aos participantes e contratação dos recursos necessários.

A Fundação detém, ainda, a flexibilidade e agilidade para identificar e recrutar, no Brasil ou no exterior, profissionais ou entidades especializadas, que possam ser requeridos para projetos específicos, em atendimento às demandas do seu processo de funcionamento.

Em todos os casos, o princípio que rege os quadros técnicos e operacionais envolvidos nas atividades da Finatec é o da excelência profissional.

Foi instituída em 13 de março de 1992 por 12 (doze) professores da Universidade de Brasília – UnB. Conheça nossos fundadores nominados, a seguir, em ordem alfabética:

Instituidores

Missão

Atender às necessidades da sociedade por meio de ações de promoção e apoio ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, à transferência de tecnologia e à educação, abrangendo a pesquisa, o ensino e a extensão, observando os princípios de qualificação, competência, ética e excelência profissional.

Visão

Tornar-se a melhor Fundação de Apoio do Brasil, com excelência de gestão e atingindo o reconhecimento da sociedade.

Valores

• Excelência
• Ética
• Valorização das pessoas
• Inovação e aperfeiçoamento contínuo
• Transparência

Estrutura Organizacional

A Finatec é dirigida por um Conselho Superior e assessorada nesta tarefa por um Conselho Fiscal, que é o órgão responsável pelos assuntos de gestão patrimonial e financeira.

As atribuições executivas ficam a cargo de três diretores: Diretor Presidente, Diretor Financeiro e Diretor Secretário, com atribuições e responsabilidades distintas, descritas em seu estatuto.

As demais funções são exercidas por profissionais qualificados, distribuídos em superintendência, gerências e supervisões voltadas à consecução de soluções e resultados para os projetos e empreendimentos desenvolvidos no âmbito de suas atividades.

A forma como a Finatec está organizada busca dar agilidade e transparência a todos os seus processos, numa gestão moderna e desburocratizada.

Organograma

Conselho Superior

Adelane Moreira

Doutora e Mestre em Geologia pela Universidade de Brasília. É Engenheira Geóloga graduada pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é Professora do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília.

Antonio César Pinho Brasil Junior

Doutor na área de Thérmique et Energetique pela Ecole Centrale de Lyon – França. Mestre em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará. Professor associado da Universidade de Brasília.

Augusto César Mendonça Brasil

Pós Doutor pelo Instituto Superior Técnico na área de Consumo Energético e Emissão de Poluentes de Veículos de Transportes. Doutor em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor da Universidade de Brasília.

Emerson Fachin Martins

Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). É Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de são carlos. (UFSCar). É professor da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília.

Jesualdo Pereira Farias

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em tratamentos térmicos de ligas metálicas pelo Municipal Industrial Reserach Institute – Nagoia. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza. Professor titular da Universidade Federal do Ceará.

Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino

Pós-doutora na Université Paris 8 e na UERJ/Proped. Doutora em Filosofia e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Filosofia da Psicologia e da Psicanálise – Unicamp Graduada em Psicologia pela FFCL de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP). Professora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Luis Afonso Bermudez

Doutor em Comunicações Óticas e Microodas pela Universite de Llmoges – França. Mestre em Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade de Brasília. Decano de Administração.

Maria Emília Machado Telles Walter

Doutora em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre e Graduada em Matemática pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta da Universidade de Brasília.

Mercedes Maria da Cunha Bustamante

Doutora em Geobotânica pela Universitat Trier. Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Viçosa. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora titular da Universidade de Brasília.

Renata Aquino da Silva de Souza

Pós-Doutora em Física da Matéria Condensada pela Université Paris VI. Doutora em co-tutela em Chimie Physique Et Chimie Analitique – Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) e em Fisico-Química pela Universidade de Brasília. Mestre em Química pela Universidade de Brasília. Licenciada em Química pela Universidade Católica de Brasília (1995). Professora do curso de Ciências Naturais. UnB, Campus Planaltina.

Renato Alves Borges

Pós-doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela UNICAMP. PhD pela Universidade do Novo México. Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília

Vanessa Carvalho de Andrade

Pós-Doutora pelo Observatório de Paris-Meudon, Paris-Fran e Unesp. Doutora e Graduada em Física pela Universidade de São Paulo. Professora do Instituto de Física da Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro.

Conselho Fiscal

Dário Augusto Arantes

Especialista (2013) em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado (1998) em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas Campos Sales/SP.

Paulo César de Melo Mendes

Doutor (2014) e Mestre (2002) em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília. Graduado em Ciências Contábeis (1992) pelo Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal. Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade da UnB, ministrando a cadeira de Contabilidade Fiscal.

Diretoria Executiva

Prof. Dr. Armando de Azevedo Caldeira Pires

Diretor-Presidente • É Engenheiro Químico e Mestre em Engenharia Química pela UFRJ, e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Lisboa em 1995. Atualmente é Professor da Universidade de Brasília, Pesquisador Visitante do Instituto Superior Tecnico e membro do Comitê Gestor do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida/Conmetro/MDIC. Currículo Lattes

Prof. Dr. José Alexander Araújo

Diretor-Secretário • É graduado em em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Fadiga Multiaxial na UnB e Doutor pela Universidade de Oxford na área de Fadiga de Materiais. É professor na Universidade de Brasília (UnB).
Currículo Lattes.

Prof. Dr. Francisco de Assis Rocha Neves

Diretor-Financeiro • Graduado em Medicina pela Universidade de Brasília, cursou a Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital de Base do Distrito Federal, em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade da Califórnia em San Francisco. Atualmente é professor da Universidade de Brasília na área de Farmacologia Molecular. Currículo Lattes.

Galeria | Diretorias Executivas – 1992 a 2019

Faça uma visita 360° pela FINATEC   NAVEGAR

Publicações e Documentos Oficiais

Manual de Negociação

Regulamento de Bolsas

Relatórios de Gestão