ESCLARECIMENTOS ACERCA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO EDITAL 01/2014 E RESPOSTA AOS PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO

A Comissão de Avaliação informa os procedimentos e critérios adotados na avaliação das solicitações de apoio por meio do Edital 01/2014.

Foram recebidas 167 solicitações; sendo 14 indeferidas por não atendimento aos requisitos do Edital e 153 submetidas à avaliação, referentes às três grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (65 solicitações), Ciências da Vida (42 solicitações) e Engenharias, Ciências Exatas e da Terra (46 solicitações), totalizando R$ 729.441,00.

A partir das informações fornecidas pelos solicitantes no momento da inscrição, todas as solicitações deferidas foram avaliadas em formulário on line por  membros da Comissão Avaliadora, sendo considerados os seguintes critérios: 1) EVENTO: avaliado quanto a sua abrangência, relevância científica e impacto internacional; 2) TIPO DE APRESENTAÇÃO: Oral ou Pôster; 3) PRODUÇÃO CIENTÍFICA: considerados os artigos completos publicados em periódicos nos últimos cinco anos; 4) CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: número de alunos de doutorado e mestrado com orientação concluída ou em andamento. No caso das solicitações apresentadas por alunos de pós-graduação também foi considerado na pontuação o desempenho acadêmico com base no HISTÓRICO ESCOLAR.

Após o processo de avaliação, foram calculadas as médias para cada solicitação para obtenção da pontuação final. As solicitações foram então ordenadas pela média das notas obtidas, sendo contempladas aquelas classificadas até o limite do recurso financeiro disponível para cada área. Assim sendo, não houve aprovação ou reprovação das solicitações. Todo o recurso disponível (R$ 200.000,00) foi distribuído entre as três áreas do conhecimento, de forma que a limitação dos recursos frente à demanda determinou o alcance das solicitações atendidas.

 

Comissão Avaliadora

Brasília, 07 de maio de 2014.