Instituto Sagres oferece curso de Negociação Avançada na Finatec

Barganhar, utilizar a legitimidade do poder, trabalhar a integração ou usar técnicas de amaciamento. Essas são algumas das possibilidades do universo da negociação que foram transmitidas de uma forma muito assertiva pelo professor Eugênio Carvalhal no curso de Negociação Avançada para altos executivos promovido pelo Instituto Sagres.

Mestre em Gestão Empresarial, Especialista em Negociação pelo Situation Management System Institute (MA, USA), University of British Columbia (Vancouver, Canadá) e pela CWC School for Energy (Londres, UK), o professor Carvalhal utilizou-se da mesma metodologia da escola de Havard Business e desenvolveu atividades práticas para que os alunos pudessem exercitar as teorias dessa área.

O curso com 12 horas de duração, aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro na sede da Finatec e reuniu o mais alto escalão de empresas privadas , órgãos públicos e agrupamentos do país como o Banco do Brasil, Exército e Ministérios.

Organizado e preparado pelo Instituto Sagres, o curso rendeu muitos elogios dos participantes pela qualidade, organização e competência técnica do professor. A iniciativa de realizar o curso na Finatec aconteceu a partir de uma primeira parceria firmada entre o Instituto Sagres e a Academia Finatec por meio da Gerente da Academia Finatec, Monika Heringer e a Presidente do Instituto Sagres, Maria Verônica Koril Campos. “A parceria com o Instituto Sagres acrescenta valor nas ações educativas da Academia Finatec, possibilitando a expansão da atuação em red na formação continuada de profissionais experientes que atuam nas áreas estratégicas de órgãos públicos e privados” – destaca a gerente da Finatec.

Ao final da experiência o General Rocha Paiva agradeceu o professor em nome da turma e entregou um livro sobre estratégia assinado por todos os alunos que participaram do curso. “Foi uma aula muito dinâmica, tratando de um assunto muito importante. A partir de agora quando nós olharmos uma crise, ao invés de olhar aqui, vamos poder ver aqui de cima. Receba a nossa lembrança em agradecimento ao senhor pela maneira como levou as aulas, com muita simpatia e didática.” – reforçou o General.

Veja as fotos desse momento:

 

Escritor premiado oferece sua primeira turma de Escrita Criativa, em Brasília, pela Academia Finatec

Sala de aula cheia, alunos concentrados e com o olhar fixo nas palavras do professor. Esse foi o retrato da primeira turma do curso de Escrita Criativa ministrado pelo professor Luiz Antônio de Assis Brasil e oferecido pela Academia Finatec.

O curso, com duração de 12 horas, aconteceu nos dias 1 e 2 de outubro com o foco na construção da personagem como defragradora da história. Nessa abordagem, de acordo com o professor, é a personagem quem cria a história. “Trabalhamos um conjunto de circunstâncias interiores de qualquer ser humano que possui conflitos. E, é essa rede de complexidade que faz com que o leitor acredite na personagem e na história.” –explica o professor.

A turma contou com profissionais de várias áreas favorecendo uma troca multidisciplinar. “Temos pessoas da Educação Física, Professores de Literatura, Jornalistas e Pscianalistas. O público está bem variado. O que une todos eles é o desejo de escrever e entender melhor como funciona a personagem na história”. – pontua Assis Brasil.

De acordo com o professor a aplicabilidade do curso é grande. Essa formação permite ao indivíduo tornar-se escritor e publicar livros, além de encontrar espaço para trabalhar em editoras, em preparação de originais. “Também tive um aluno que conseguiu ganhar um edital em que era exigido o curso de escrita criativa. Mesmo as entidades públicas já começam a se dar conta sobre esse tipo de profissional.” – revela o escritor.

Proposta para 2020 – Escrita Criativa e a Construção do Romance

A partir do próximo ano a Academia Finatec já se prepara para a segunda turma do curso, agora com foco na construção do romance como um todo. “Essa de fato é a minha especialidade maior. Como despertar o interesse do leitor pela personagem, pela apresentação do conflito e a construção do enredo em suas diferentes etapas; como iniciá-lo, desenvolvê-lo e terminá-lo” – reflete o Assis Brasil.

Terminar o texto, de acordo com o professor, é uma das partes mais sensíveis. “Eu sempre falo com meus alunos: Ninguém gosta do final. Agora, que já sabemos, vamos fazer o melhor possível, vamos fazer da melhor forma.” – finaliza com bom humor.

Conheça mais sobre o professor Luiz Antonio de Assis Brasil:

Romancista com 21 livros publicados. Doutor em Letras. Professor da PUC-RS. Autor de Escrever ficção, um manual de criação literária, Editora Companhia das Letras, 2019, em segunda edição.

Ministrante, há 34 anos, da mais longeva oficina de criação literária do Brasil, de que são egressos Michel Laub, Daniel Galera, Luisa Geisler, Paulo Scott, Cíntia Moscovich, Carol Bensimon, todos premiados e com publicações no Exterior.

Prêmios:

Jabuti, Machado de Assis, Portugal Telecom [hoje “Prêmio Oceanos”]. Distinguished Brazilian Writer in Residence, Universidade Berkeley, Estado Unidos.

FINATEC oferece curso de Algo Trading para garantir renda extra operando no mercado financeiro

Está em busca de liberdade financeira? Possui interesse em investir na bolsa de valores? O algo trading pode ser uma ótima opção para quem deseja aumentar o retorno de capital. Por isso a Academia FINATEC oferece o curso Métodos e Técnicas Aplicados à Algo Trading, que ocorrerá a partir do dia oito de outubro com um investimento de R$ 5.500, o segundo lote. As vagas são limitadas e podem ser garantidas pelo portal clicando aqui.

A formação, voltada para estudantes e profissionais ligados as áreas de tecnologia e finanças, traz uma proposta audaciosa: passar o conhecimento necessário para conhecer os algoritmos usados para trading por robôs ou experts, como desenvolver estratégias e implementar sistemas de gestão de risco. Ademais, o curso trará conceitos da área de finanças e finanças quantitativas, de modo que o aluno possa expandir o conhecimento de forma autônoma e desenvolver algo próprio.

Serão 72 horas de aulas, com encontros terças e quintas, das 19h30 às 22h30, e sábados, das 8h às 15h. Os estudantes passarão por dois módulos – trading para bolsa de valores e trading quantitativo -, que trazem desde conceitos básicos sobre investimentos até conhecimentos técnicos sobre operações na bolsa. Caso aja interesse, é possível se matricular em apenas um dos módulos.

Vamos conversar sobre Algo Trading?

Para divulgar o curso, os docentes se reuniram no dia 19 de setembro em um seminário introdutório sobre algo trading. De acordo com uma das professoras, Tânia de Oliveira, que atua desde 2017 no mercado financeiro, operar como trader não exige muito: “é necessário ter noções de informática e um computador com acesso à internet”, informou. Junto dela, os professores doutores Geovany Borges e Marcelino de Andrade também irão compartilhar suas expertises como investidores e traders durante os dois módulos de formação.

“O primeiro módulo é fundamental, porque traz noções básicas do mercado financeiro: como se opera manualmente e o que é um indicador, por exemplo. Seria o requisito mínimo para operar como trader. Uma vez que o conhecimento esteja sedimentado, podemos passar para o segundo nível, quando automatizamos alguns processos que o aluno já aprendeu manualmente”, explicou Andrade, que investe por meio da aplicação de ferramentas quantitativas e algoritmos.

O tema chamou a atenção de inúmeros investidores e estudantes que se interessam pelo mercado financeiro. O assessor de investimentos José Carlos Passos compareceu ao evento no intuito de melhorar o atendimento a seus clientes. “Eu opero na bolsa, mas costumo trabalhar mais com o dinheiro de outras pessoas. O seminário foi essencial para abrir meus horizontes e aprender mais sobre transações como o algo trading”.

O professor de engenharia eletrônica da UnB, Gilmar Beserra, também compareceu ao seminário no intuito de abrir os horizontes em relação ao mercado financeiro. “Nunca operei como trader, mas tenho interesse em participar do curso para entender como funciona, porque vejo uma oportunidade interessante de fazer renda extra”, comentou.

Lucro em momentos adversos

O interessante de se trabalhar com trading é que as operações devem se encaixar de acordo com a rotina e disponibilidade de cada um, havendo assim várias modalidades, como o day trading, swing trading e position trading, como foi explicado no seminário. Vale ressaltar também que o trader não possui limitação geográfica, podendo garantir uma renda extra desde casa ou em qualquer outro lugar do mundo.

Durante o curso, os docentes irão explicar a possibilidade de ganhar dinheiro inclusive quando o mercado cai, ou seja, o aluno saberá quais os melhores momentos para fazer operações de compra ou venda de ativos a fim de garantir dinheiro em diferentes momentos da economia. “O objetivo do algo trading é aumentar a probabilidade de sucesso em operações com redução de risco”, comentou Borges, que desenvolve técnicas de trading algorítmico e finanças quantitaivas, e brincou: “Só se paga imposto em cima do lucro, por isso trader gosta de pagar, porque está sempre no lucro”.

Mas, antes de começar a operar é importante entender como funciona a bolsa de valores e acompanhar o mercado financeiro. Quando Oliveira aprendeu a dinâmica da bolsa, por exemplo, antes mesmo de investir o próprio dinheiro, ela ficou seis meses simulando até sentir confiança suficiente para operar, de fato, como trader.

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em BIM Expert acontece próximo semestre

O processo BIM (Building Information Modeling, traduzido para “Modelagem da Informação de Construção”) já é uma realidade no mercado da construção civil brasileira. É crescente o número de instituições públicas e empresas privadas que adotam o BIM, devido às suas vantagens técnicas e econômicas em comparação à tradicional tecnologia CAD (Computer Aided Design, traduzida para “Desenho Assistido por Computador”).

Para o desenvolvimento de projetos em BIM se faz necessária a utilização de ferramentas digitais especializadas. Trata-se de uma tecnologia relativamente recente para o setor da construção civil nacional, cuja adoção exige profissionais capacitados cuja demanda supera substancialmente a oferta no mercado.

Com um mercado carente de profissionais com esta formação, foi criado o curso de Pós-Graduação lato sensu BIM para Projetos de Infraestrutura. Com apoio institucional da Finatec e inédito no Brasil, o curso visa a importância em adotar o processo BIM na vida das empresas e inserir os profissionais de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e áreas afins, familiarizando-os com as principais tecnologias do mercado e capacitando-os para a análise e o planejamento de projetos de infraestrutura.

O curso é focado para graduados nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, bem como Tecnólogos em Construção e Infraestrutura.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 06 de julho, podendo ser realizadas pelo site, assim como consulta para mais informações.

Aula Magna de Compliance e Governança é lecionada pelo Ministro Antônio Saldanha

Na manhã de hoje (6), foi realizada Aula Magna do MBA em Compliance e Governança no Auditório da FACE (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas), na Universidade de Brasília.

A aula foi ministrada pelo Exmo. Sr. Antônio Saldanha Palheiro, ministro do Superior Tribunal de Justiça, juntamente com a bancada, composta pela decana de Pós-Graduação, Helena Shimizu; o diretor da FACE, Eduardo Tadeu Vieira; o diretor do Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade (CPGIS/FACE), Alexandre Maduro; e o superintendente da Finatec, Marcos Antônio Figueiredo.

A promoção e o apoio à educação estão entre as finalidades estatutárias da Finatec. Após um longo período de afastamento, em 2017 a Finatec retomou a gestão administrativo-financeira de cursos de pós-graduação lato sensu e de extensão ofertados pela Universidade de Brasília. Mais do que recursos destinados à Unb, esta retomada representa a transferência do conhecimento da academia para a sociedade.

Para a Finatec, trata-se de uma oportunidade de estreitar ainda mais o relacionamento com a Unb, seus docentes, alunos e, principalmente, de atender as demandas da sociedade, sobretudo com uma temática como a deste MBA em Compliance e Governança, de grande relevância para a situação atual de nosso país.

Os Programas de Compliance – também conhecidos como de conformidade, de cumprimento e de integridade – são cada vez mais relevantes para criar padrões de condutas institucionais, prevenir o descumprimento de obrigações legais e regulatórias e evitar os riscos e ilícitos.

Esta é a primeira turma do curso, que pretende formar gestores preocupados com a governança de suas instituições e de nosso país, e oblar plenas condições e conhecimentos específicos que os habilitarão a usar ou a criar procedimentos para alinhar interesses dos governos, das empresas e da sociedade.

Para saber mais sobre o curso, clique aqui.

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB.

Instituto de Ciência Política da UnB promove curso em parceria com a Finatec

O Instituto de Ciência Política, com o apoio da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), realiza Curso de Especialização em Assessoria Política, que acontece a partir do dia 16 de abril, no prédio IPOL\IREL, na Universidade de Brasília (UnB). As inscrições vão até amanhã (06) e a seleção para as 55 vagas disponíveis acontece nos dias 09 e 10 de abril, por meio de critérios como análise documental e entrevistas em casos específicos.

Os pré-requisitos exigidos são graduação completa e capacidade de leitura em língua inglesa, juntamente da documentação (Diploma de curso superior, Currículo, RG e carta de intenção) a ser enviada no e-mail especializaipol@gmail.com. A matrícula será realizada nos dias 11 a 13 de abril, e o investimento está determinado em uma parcela única de R$ 925,00, mais 13 parcelas de R$ 975,00.

O objetivo do Curso é aprimorar o conhecimento dos servidores públicos e profissionais de diversas áreas na atuação de assessoramento político e formulação de políticas públicas. As disciplinas são ministradas por professores da UnB, Senado e IPEA, e a lista completa está disponível abaixo.

  • Análise de Políticas Públicas (Denilson Bandeira Coêlho – UnB)
  • Instituições Políticas (André Borges de Carvalho – UnB)
  • Accountability e controles democráticos (Pablo Holmes – UnB)
  • Metodologia de Pesquisa (Mathieu Turgeon – UnB)
  • Administração Pública e Burocracia (Roberto Pires – IPEA)
  • Legislativo e Políticas Públicas (Rafael Silveira – Senado)
  • Finanças Públicas e Processo Orçamentário (Rita de Cássia – Senado)
  • Processo Legislativo (Paulo Mohn – Senado)
  • Campanhas eleitorais e comportamento político (Mathieu Turgeon – UnB)
  • Comunicação Governamental e de Políticas Públicas (Wladimir Gramacho – UnB)
  • Metodologia aplicada à elaboração de Projetos (Aninho Irachande – UnB)
  • Seminários em Assessoria Política, Governo e Políticas Públicas (Palestrantes a serem confirmados)

Finatec promove cursos gratuitos em parceria com Academia Cisco

A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), em parceria com Cisco Networking Academy, divulga cursos gratuitos on-line, voltados para diversas áreas da informática. Os cursos disponíveis estão abertos até o dia 26 de abril e são adequados para alunos de diversos níveis de escolaridade e de ensino, incluindo ensino básico e secundário, ensino universitário, institutos profissionais e centros comunitários. Confira abaixo a lista dos cursos:

  1. Internet das Coisas: fornece uma visão geral dos conceitos e desafios da economia digital transformacional quando pessoas, processos, dados e coisas se conectam.
  2. Inserção Digital: fornece uma introdução ao mundo digital com redes como base para conectar pessoas e coisas. O currículo ajuda os alunos a entenderem como usar computadores e se conectar a internet, e também explora a rede humana e apresenta estudantes ao mundo das mídias sociais.
  3. Empreendedorismo: ensina habilidades, comportamentos e atitudes de negócios e financeiros, para ajudar os alunos a desenvolverem uma mentalidade empresarial.
  4. Introdução a Segurança Cibernética: explora formas de garantir a segurança online, explica os diferentes tipos de ataques e de software maligno, as medidas utilizadas pelas organizações para minimizarem os ataques e investiga as respectivas oportunidades de carreira.

A Cisco Networking Academy é um programa de desenvolvimento de habilidades profissionais e carreiras no setor de TI, que fornece suporte e treinamento através de uma rede de instituições de ensino e comunidades on-line em todo o mundo. Sua parceria com a Finatec existe desde janeiro de 2018 e busca viabilizar o acesso à capacitação profissional e contribuir para as inovações na economia digital.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support